terça-feira, 31 de maio de 2011

Desvendando Biu Jee




Biu Jee é a terceira forma de mão vazia do sistema Ving Tsun. Normalmente,é ensinada antes de dar passo á 4º fase do treinamento ,denominada Moy Fa Jong .
A tradução desta forma é "dedos voadores" (ou penetrantes,dependendo da versão),mas Biu Jee também recebe o "apelido" de Gow gup Sao",cuja a tradução é "mãos de emergência",por conta do caráter da aplicação da     forma em sí.


Se observarmos, Siu Nin Tao  , Chum Kiu e Biu Jee, são três maneiras diferentes de pensar dentro de um mesmo sistema. A interpretação é que Siu nin tao te prepara para uma luta "honesta", frente á um adversário,com as técnicas básicas e princípios fundamentais.
Em Chum Kiu,o praticante tem que adaptar-se aos movimentos e ataques do oponente,que permanece em contato,assim,deve-se executar vários giros e técnicas combinadas de mãos e pés em diferentes ângulos e posições.


Já em Biu Jee, nós nos deparamos para uma situação onde tudo que havíamos aprendido não havia funcionado e nos encontramos em uma situação de plena desvantagem,seja física,quanto de posicionamento, o que nos obriga a "romper" com alguns dos princípios fundamentais das outras técnicas.









Algumas técnicas que aparecem em Biu Jee tem um caráter exclusivo para uma situação de emergência,daí o apelido que a forma recebe. A diferença pro Siu Nin Tao,onde as técnicas são como verbos que podem ser conjugados em diferentes situações,em Biu Jee, algumas técnicas são unicamente aplicáveis em uma situação em concreto,ou de caráter limitado e/ou específico.
Mas também devemos saber que algumas das técnicas que aparecem,como por exemplo os golpes com cotovelos descendentes,tem uma aplicação real bem comprovada e de grande contundência. Por conseguinte nos deparamos com uma forma de técnicas avançadas e singulares que nos proporciona uma visão totalmente diferente e muito real do sistema.
No que se refere ao ensinamento, antigamente havia um ditado que dizia ; "Biu Jee não deve ultrapassar a soleira da porta",este famoso ditado,que tem dado margem á diferentes interpretações,também pode ser entendido como "o Biu Jee não deve ser ensinado á indivíduos que não da familia wing chun" e que sua transmissão seja exclusiva de alunos que já alcançaram um bom nível e que já sejam "avançados". De qualquer forma, Biu Jee tem recebido um caráter e tratamento honorífico desde os tempos antigos até hoje.




Pequena Análise Técnica




Huen Bo  ; è um passo circular que nos permite reposicionar a base "dentro" ou "fora" da posição de base do oponente.Também pode ser usado como  técnica de varredura,levando-o ao solo.


Biu Sao ; Este golpe visa os olhos do oponente.


kwai jian: São golpes com cotovelos descendentes aplicados quando estamos próximos do oponente e este está em uma ligeira inclinação do tronco com uma colocação lateral do rosto.


Biu Jee : (saindo da axila); Este movimento permite gerar um controle do braço do oponente.Partindo desde um movimento desde baixo do braço seu braço.Porém é importante saber como e quando aplicá-lo,pois pode ser facilmente revertido.


Quan Sao ; Movimento combinado de Gaun Sao Alto e Baixo.È bem eficaz para atacar a clavícula do oponente enquanto cobre-se o abdômem...há um ditado que diz ; "O Quan Sao cobre a abertura do Bong Sao".


Man sao ; Esta técnica visa provocar a nossa entrada adiante de um oponente e também golpeá-lo com um movimento ascendente saindo de uma linha baixa


Huen Sao ; Este é um exercício importante dentro do sistema ving tsun.Entre outras coisas, este giro se aplica para desviar a linha de ataque,abrindo brechas para uma contra-ofensiva.È bastante aplicada em Chi Sao, por sua simplicidade e eficiência.


Seung Lap Sao ; è um agarre do braço do oponente,desequilibrando-o e o usando como escudo contra outros oponentes.


Punho gancho; è um soco e gancho dirigido ás costelas frontais do oponente.Devemos controlar nosso cotovelo,para que a energia do golpe não se dissipe.


Abaixo,segue um bom video do sifu Moy Yat realizando o Biu Jee.













4 comentários:

  1. bil je no sig dedos voadores, nao ha no nome, ideograma "voador" bil sig apontar, é possivel traduzir como espetar, mas nao é a melhor palavra para aisso, se desfragmentarmos o bil, ele faz mais sentido como apontar mesmo, je é apenas"dedo"
    a bussula é a melhor analogia para significar que bill jee se trata de tec de recuperaçao{nao somente}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biu Zi (dedos como dardos, setas) é o termo 鏢指 mais usado. Mas há quem use o termo *Dedos apontando, indicando, mostrando 標指; uma referência ao dito que diz que os dedos devem sempre buscar, apontar, estar na direção do adversário, numa referência à bússola.

      Excluir
  2. Thanks Wing Chun Fat Cheong (crio ter sido o sifu peterson,rsrs), essas questões de traduções são realmente um problema na hora de traduzir pro português...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Recomendo também aos amigos leitores o blog do pereira que este mÊs fez um baita especial sobre o biu jee,muito bacana!!!

    http://www.moyfatlei.blogspot.com/

    ResponderExcluir