terça-feira, 14 de junho de 2011

Chi Sao - A Alma do Wing Chun

Se há algo que realmente distingue o sistema ving tsun de outros estilos de kung fu, é o treinamento de Chi Sao. Chi Sao significa “mãos pegajosas” (dependendo da ramificação, linhagem e família kung fu, você poderá encontrar outras traduções aproximadas) sendo o termo em inglês comumente usado “sticking hands”. Na verdade o termo que deveria ser o mais usado seria “braços pegajosos”, pois são os braços, e mais precisamente os antebraços que desempenham a função primária do exercício.
Tradicionalmente, o Chi Sao é ensinado assim que terminada a fase SIU NIM TAO. A razão disto é que durante a prática do DAN CHI SAO, ainda na fase SIU NIM TAO, o praticante já deve conhecer, compreender e combinar alguns dos elementos contidos na forma. Estes movimentos devem ser coordenados e combinados posicionando os cotovelos dentro da linha central.
Os antigos SIFUS desejavam desenvolver um exercício que permitisse a um praticante de menor envergadura e força física situar-se em uma posição tático-ofensiva mais favorável e eficiente. Todo esse conjunto deve estar unido á uma posição bem equilibrada, conseqüente do estudo prévio de base.
O Chi Sao permite explicar e pôr em funcionamento as técnicas contidas nas três listagens iniciais do sistema ving tsun, bem como da fase moy fa Jong, sendo que em constante mudança de ritmo e reação.
                                                             


                                                        Rotina de treinamento


DAN CHI SAO   (Tang Chi Sao) fase siu lim tao, forma elementar do exercício Chi Sao
SEUNG CHI SAO   (forma básica)
LUK SAO   (forma básica, relaxamento, exercícios)
LUK SAO   (exercícios específicos, agarramentos, desvios, trappings)
CHI GERK   (exercício de sensibilidade desenvolvida através do contato das pernas)
KUO SAO   (Chi Sao livre)
KUO SAO   (Chi Sao livre com mudanças de base)



Na verdade, o tema “Chi Sao” é realmente muito vasto devido ás inúmeras possibilidades de combinação e recombinação das técnicas, aplicações de energia, entre outros aspectos. A idéia deste artigo é servir como referência inicial para quem quiser pesquisar mais sobre o assunto.

Uma das principais técnicas no treinamento do exercício Chi Sao é chamada “um domina dois”, ressaltando ainda mais a função conjunta do punho e do antebraço no processo de desenvolvimento do exercício. A técnica de Huen Sao é bastante utilizada dentro do Chi Sao por conta de sua efetividade e simplicidade de aplicação.

Forma em Luk Sao


Mas o grande "macete" dentro do exercício de Chi Sao é o desenvolvimento da atenção perceptiva, o que chamamos de “sensibilidade”, ou “percepção sensorial”. Em suma, é tentar prever – mas não de maneira forçada – qual o próximo movimento do parceiro de treino e tentar antecipá-lo. A partir de como o exercício está estruturado, você deve tentar perceber quais as condições do parceiro de treino, percebendo se ele está com estrutura e se há condições para avanços e recuos, através da leitura dos movimentos dele. Portanto, mais importante que ver, é sentir a intenção do companheiro de treino.

 Você também deve perceber quais são suas próprias condições em termos de posicionamento, esforço, ritmo, etc. para possibilitar ações assertivas, ao invés de tentar simplesmente adivinhar o que o oponente vai fazer. Por isso, o ideal é agir de forma natural e relaxada. Relaxamento neste ponto é essencial. O esforço só deve ser feito, ou seja, a energia só deve ser aplicada, no momento exato da ação e de acordo com o movimento proposto. Assim, caso o companheiro de treino tente impor seu ritmo, aumentando ou diminuindo a velocidade, você poderá “manter o controle” das alternâncias em Luk Sao, aplicando seu o esforço de acordo com o esforço do oponente. Tudo isso, também é uma das razões pela qual o Chi Sao é mais convenientemente associado á segunda listagem do sistema Ving Tsun, chamada Chum Kiu, pois a forma enfatiza a importância de prestar atenção ao oponente e o estabelecer da ponte, na tradução da forma, simboliza justamente a via de contato com o oponente, parte integrante de sua estratégia.



Outro ponto importante a se frisar é que o Chi Sao é um exercício com uma finalidade prática específica e que não ensina a lutar efetivamente,apesar dos elementos de combate lá inseridos. Portanto, dentro deste exercício, não há uma relação “vencedor/vencido”, sendo que o exercício de Chi Sao não deve substituir a prática do sparring,nem vice-versa. O Chi Sao também não tem sentido se praticado sozinho, já que seria algo como falar sozinho. Então, percebemos que o Chi Sao serve para o desenvolvimento da “sensibilidade energética”, ou seja, da intuição perceptiva, onde a via de contato entre o oponente e você é estabelecida através do contato dos braços. È um exercício de apuro que vai auxiliar bastante quando o praticante estiver em MAAI SAN JONG ou GONG SAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário