quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Pergunte ao Dido e Debate (polêmico) sobre Wing Chun - Parte um

Devido á grande repercussão dos posts especiais "entrevistas",em especial este ultimo post da série,tenho recebido ligações,e-mails,faz, mensagens engarrafadas e até sinais de fumaça,procurando saber mais sobre este tosco que vos escreve.Então,de forma á esclarecer algumas questões,selecionei algumas (porque realmente,algumas perguntas eram tão inconvenientes que decidi ignorar) e as postarei pra os devidos fins.

Aproveito pra postar um texto escrito pelo sifu Marcos de Abreu( recentemente entrevistado aqui no blog) como um "complemento" e que julgo ser válido para os leitores terem um maior entendimento da família Applied wing chun.O texto foi originalmente postado na comunidade "Wing chun Kung fu" no orkut (nota; como explicado á mim pelo próprio sifu Marcos,o mesmo após esse debate deixou voluntariamente de fazer parte desta comunidade e que ele mesmo foi um dos que mais ajudaram em seu crescimento).Minha decisão em postar o debate se dá pelo fato de que o conteúdo do texto ser bastante contudente e além de outros motivos,para que este blog também possa servir de espaço para o debate sobre nossa arte,como eu explicarei á frente.
O texto está dividido em 2 partes para tornar a leitura mais conveniente e para dar espaço á estréia do espaço "Blog do Dido recomenda", com dicas de dvds,livros, escolas e "apetrechos" gerais, relativos ao Wing Chun e as artes marciais em geral.


                                              PERGUNTE AO DIDO 
                                          ( Ok,perdoem o péssimo título...)



(DIDO,EM FOTO ANTIGA PRACARAMBA)



Questão: " De onde você é e qual a sua idade?"

Dido; "Sou de Recife-PE e tenho quase 30 anos,quase..."

Q.: "Quem foram seus professores e ha quanto tempo faz kung fu?

Dido.: "Comecei no shao lin do norte,com o mestre sebastião cícero,aluno do sifu julio kushida,que por sua vez é aluno direto do mestre Chan Kwok Wai,introdutor do shao lin do norte no país.Eu tinha 14 anos e aos 17 mudei pro ving tsun,com o sifu Adilson na linhagem Moy YAt. Como foi o último aluno á ser aceito em seu Mo-Gun,antes de seu fechmento para que o Adilson completasse seus estudos com o Sifu Rogerio Baeta (Moy Bai DA),passei mais tempo Praticando com meu Si-hing Cabral.


Q.: Você ensina wing chun?


Dido; Pra ensinar,é necessário domínio pleno da arte,o que é diferente de apenas conhecer a arte...eu ainda tenho muita estrada antes de chegar á dominar a arte,portanto, não.


Q.: Porque você começou a escrever sobre WIng Chun?


Dido: Eu senti na pele a falta de se ter um espaço,que ao menos favorecesse um ponto de inicio para as pesquisas sobre Ving Tsun em nosso país (Eu mesmo,até encontrar um professor,sofri pacas!).Não que não existam sites muito bons sobre isso,existem!O belíssimo blog do Pereira por exemplo é um deles e que eu realmente acho primoroso.Mas mesmo esse blog,fala apenas de sua ramificação,o que é mais que natural.De certa forma, não existe um espaço aberto pra um debate amistoso sobre esta arte tão controversa e tão simples,pra entrevistas e informações em que o público possa traçar um perfil de cada escola, através do ponto de vista do mestre,que os auxilie na escolha de uma escola séria.Tirando claro, os fóruns no orkut e afins (mas ali,os assuntos tendem sempre á saírem de foco).Isso exige muito!É preciso ser imparcial,pesquisar muito e saber que nem todo mundo vai concordar com o que você disser.Ou seja,é uma biata responsabilidade,mas eu encaro numa boa.Então,se esse blog servir para este fim,já será uma pequena,mas uma contribuição de qualidade.






DEBATE "POLÊMICO" NA COMUNIDADE ORKUT DEPOIS DA ENTREVISTA SIFU MARCOS PARA O BLOG DO DIDO PARTE 1.


(Texto Original por Sifu MArcos de Abreu)

Olá, amigos, mestres,
Vou responder as perguntas por esta via, o tópico de propagandas, que o colega fake "Bruce" me fez em meu profile profissional. Como estou recebendo perguntas semelhantes por estes dias por conta da entrevista no Blog do Dido achei melhor logo responder por aqui, assim atinjo um número maior de pessoas e me poupa trabalho. Vou usar CAPS apenas para diferenciar as perguntas das minhas respostas, e agradeço e a moderação por deixar as perguntas no ar:
MESTRE DUNCAN, TE FALOU PORQUE O WC DO WILLIAN CHEUNG É DIFERENTE, NAS FORMAS E APLICAÇÕES? ELE FEZ ALGUM COMENTARIO A ESSE RESPEITO?
R - A única menção feita a mim por Sigung Duncan sobre William Cheung foi espontânea e feita alguns anos atrás, ele mencionava que admirava Cheung por sua habilidade e porque era mais velho, e que também admirava Lok Yiu e Tsui Song Ting por eram muito bons em Chi Sao. 
Quanto as diferenças de uma escola para outra, Duncan deu-nos (a mim, Marcelo Florentino e Cláudio Rangel, meus irmãos wing chun mais velhos) a explicação mais simples, quase besta e convincente que já ouvi até hoje: “Yip Man estava se lixando”. 
Ensinava a todos do mesmo jeito e superficialmente, e deixava todos livres para dar sua própria versão das movimentações. Só ensinou como aplicar o Wing Chun mais rigidamente a alguns poucos escolhidos, geralmente quem pagava mais, porque era viciado em ópio, um vício caríssimo, diga-se, e alguns a quem ele realmente amou e ensinou de graça. (Alan Lee disse-nos na China que o Wing Chun que ele aprendeu com Duncan e o que ele aprendeu com Yip Man era exatamente o mesmo, mesmas técnicas). Entretanto, o próprio Wing Chun está estruturado de forma a você poder “montar movimentos”. Eu explico:

Um Tan Sao sozinho, por exemplo, não é uma técnica, mas um elemento técnico (todo Sil Lin Tao é formado destes elementos técnicos isolados ou em conjuntos curtos); se você o coloca junto a um soco ou uma outra defesa e uma base, você pode ter diferentes técnicas. Destarte todas as possibilidades de criação de movimentos, a gente tende a seguir o modo como somos ensinados. Vale lembrar que o modo de chinês de ensinar não segue uma ordem 1, 2 e depois 3 numa linha, mas de modo circular. Assim sendo, quando vejo o William Cheung fazer o “footwork” no Mudjong, trabalho de pernas que aprendi desde no primeiro nível de Wing Chun, não acho que ele esteja inventando nada, apenas aprendeu conteúdos numa ordem diferente ou adaptou de outra forma. Continua sendo o mesmíssimo Wing Chun. Se o cara quer chamar Luk Dim Boon Kwan de Dragon Pole, deixa o cara fazer isso, cada vende um seu peixe do jeito que quer. Dizem que aprendeu de outras escolas também... quem vai saber?

DEVEMOS MOSTRAR A DIFERENCIAÇÃO DE NOSSO TRABALHO, MOSTRANDO COMO A ARTE É E PRA QUE SERVE, E FICARMOS LONGE DO AMBIENTE DE MMA? O SR NÃO VÊ UMA TENTATIVA DE TORNAR O WC MAIS "DE ATAQUE", AMPLIANDO O ARSENAL DA ARTE, PARA COLOCA-LA MAIS COMPETITIVA AOS RINGS?
R - Antes de eu explicar isso tenho de deixar uma coisa bem clara, quando falo que o Wing Chun é para um ambiente de luta aberta e sem regras, não o faço como as pessoas que desconhecem o estilo, que dão desculpas furadas repetidas por seus professores como regras, que não pode chutar no saco, enfiar o dedo no olho etc. Eu vou na técnica, mostro porque a técnica é adaptada para aquele tipo de situação. 

Wing Chun é uma arte em que infelizmente o cara é adestrado para não pensar por si próprio, mas para repetir asneiras vindas da boca do “mestre”, que no Brasil é um carinha que assinou um contrato de uma franquia no sistema de pirâmide e abre dez escolas antes de chegar ao nível superior do estilo, e depois reluta em pagar 30 mil reais para aprender bastão e facas. Artes marciais são nada mais respostas a determinados problemas na luta, dentro de uma cultura da luta e um momento histórico. Estude isso, e você pode entender qualquer arte marcial. Sem segredo, sem conversa fiada. 

Eu não disse que o Wing Chun não possa ser adaptado para MMA. Eu inclusive disse qual seria na minha opinião de quem já praticou outras lutas e já treinou em equipe de MMA em nível competitivo. Eu apenas acho que o Wing Chun é focado demais para um tipo de coisa, e que seria difícil – muito - adaptar para este tipo de competição. Não acho que se deve ficar longe das competições, independente do objetivo principal da luta. Isso porque as lutas mudam e evoluem constantemente, e devemos acompanhar essa mudança, porque o conhecimento de luta de alto nível está aí acessível a todo mundo. 
Mas aí eu te faço uma pergunta: como você vai adaptar algo que nem consegue aplicar na luta? O Duncan tomou um rumo diferente, ele preferiu primeiro fortalecer o Wing Chun usando o próprio Wing Chun. Os caras quando lutam contra lutadores competitivos, usam somente o Wing Chun. E na “trocação”, o nível do nosso Wing Chun é altíssimo, mas isso nunca vai mudar o fato que o soco do Wing Chun vem de baixo para cima, e isso tem um motivo, que é facilitar o contra-ataque. 
.Mas no ringue, suas armas de ataque devem superiores e variadas, então, embora não eu ache que você vai boxear bem usando Wing Chun, num ringue de MMA você vai se preocupar com outros fatores como quedas etc. de forma que você talvez possa adaptar, sim. Mas o Duncan quer fazer isso contra thai kick, e eu particularmente acho que não é o melhor caminho, porque ele acha que todo mundo é talentoso como ele foi contra esse tipo de lutador. Opinião de quem viu de fora...



O SR DISSE OUTRA COISA, COM RELAÇÃO AO SEU ESTILO DE WC: "O PRIMEIRO ASPECTO É A NOÇÃO DE “COBRIR” AO INVÉS DE “BLOQUEAR”. NO WING CHUN GERALMENTE VOCÊ ESPERA O GOLPE VIR E ENTÃO PARÁ-LO. ISSO NÃO FUNCIONA.SEI QUE É DIFÍCIL DE EXPLICAR ISSO POR AQUI...MAS WC NÃO É DE INTERCEPTAÇÃO? NÃO É LOGICO QUE DEVEMOS DETER O GOLPE?COMO VOU COBRIR ALGO QUA AINDA NÃO VEIO?...
R - Para bloquear você tem de ver o golpe. Esperar por ele. Eu estava tomando um piau de um lutador de Thai pois estava tentando aplicar uma técnica específica contra jab-direto. Duncan veio e disse: “Por que você está esperando por ele? Se ficar esperando, vai apanhar sempre, vai esperar por uma mão, ele vai jogar outra”.Você deve atacar também, e quando sentir que vai surgir o ataque, defender a área e bater firme. Você não defende o “golpe”, mas a área exposta, antes que o ataque ocorra.
Ou seja, eu devo decidir fazer a técnica, cobrir o lado exposto e bater. Você deve pensar mais no ataque, e não esperar o cara atacar. Se esperar ver, daqui que o seu olho mande a informação para o seu cérebro e depois para a sua mão, você já apanhou. E se eu não conseguir meu golpe de um lado, eu já tenho de estar treinado para defender o lado que ficou aberto, mas isso não acontece no Wing Chun, você sempre faz um único movimento e diz: - Te peguei. Pegou nada. Vi caras bons enchendo a mão na cara do Muay Thai e logo em seguida o cara enchendo a mão para dar o troco também. Sem uma seqüência para continuar o golpe, o lutador de wing chun fica perdido.

VOCÊS ATACAM SEMPRE COM UMA MÃO PROTEGENDO A LINHA CENTRAL...ISSO É WC...
R - Errado, a mão não protege, “linha” alguma. A mão livre cobre áreas expostas. Entenda, linha central é a menor distância entre você e o adversário. Só. Não fantasie, não crie fórmula, não coloque equações, gravidade etc. Se a mão está na “linha central” quer dizer que eu estou posicionado para continuar golpeando você na menor distância. Todas as artes marciais usam essa noção como referência, só não transformam isso numa reza. E isso não impede ninguém de apanhar, não.
CHUTAM, MAS USAM O KAN SAO COMO PROTEÇÃO, POR EXEMPLO...ISSO É "DO SISTEMA"...
R - Concordo com você, é do sistema. Mas nem todas as escolas fazem isso. Vou te dar um exemplo simplesinho: pegue um vídeo no youtube com bloqueios de Wing Chun...você na maioria das vezes vai ver um tiozinho com uma guarda tradicional parando a perninha do outro frango que está chutando ele. Bonito na teoria. Na prática você deve cobrir, ao mesmo tempo que pisa, outras áreas como cabeça, tronco, porque se o cara não chuta onde você espera, vai a nocaute na hora. E digo mais, na maioria das vezes, você só vai se cobrir, não vai dar tempo de pisar. O chute do cara é um movimento. O seu vai ser: 1. ver. 2. Levantar a perna. 3. abaixar a perna... Tentando bloquear você nunca vai conseguir fazer isso, você deve  “forçar”, o cara a chutar em você no seu tempo. Saca a diferença?

VOCES ATACAM E SE COBREM LOGO...ISSO TAMBÉM É WC...
R - Não, não é, desculpe discordar, não existem seqüências de recuos e saídas quando algo não dá certo na maior parte das escolas. Usual no WC é ficar com as duas mãos na direção do cara, secando ele parecendo um babaca, esperando ele se movimentar, e aí sair fazendo soco corrente e mais um monte bobagem. Aí você cansa antes de colocar sequer um golpe que preste e o outro cara te amassa. No Wing Chun inteligente você deve atacar constantemente, usar chutes e socos de forma combinada, e saber usar o corpo de lado na luta dois a dois para ter variedade de golpes, bem como deve saber usar o corpo de frente quando lutar contra mais de um adversário. Quando um ataque não da certo, temos de ser pacientes e começar tudo de novo, ao invés de ficar jogando golpes no ar a esmo. Nosso jogo é outro.





Em breve, a parte 2




                       BLOG DO DIDO RECOMENDA









Este livro surgiu de um documentário produzido pela BBC de Londres sobre a origem das artes marciais em geral,mas com certo destaque ás artes oriundas do oriente.È uma leitura que nos leva á uma viagem para compreendermos as artes marciais em sua visão axiológica,através de pesquisas de documentos raros e de várias entrevistas. Destaco os boxes com depoimentos dos vários mestres que explicam as características atuais das artes marciais em relação á tradição.





2 comentários:

  1. Comecei a praticar o WING CHUN mas logo desisti devido à exigência de participações em Acampamentos e Seminários a custos bem elevados. Achei isso um absurdo, ou seja, pagar as mensalidades e ainda ter que pagar por Seminários fora da minha cidade, gastos com translado, alimentação e o que mais me revoltou: o tal envelope vermelho, no qual o praticante teria que depositar certa quantia para o Sifu.
    Ora, tenham santa paciência ! Isso não é arte marcial e sim uma insdústria de ganhar dinheiro.
    Pulei fora !
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder...
      Bem, dependendo da escola, do professor ou da linhagem, isso será só a ponta do iceberg. No entanto, existem escolas sérias. Recomendo a Brazilian Wing Chun Academy de meu SiFu, na escola sede em Salvador, ou nos núcleos em Minas Gerais ou Pernambuco.

      Excluir