domingo, 4 de agosto de 2013

Ip man; The final Fight





Parece mesmo que a industria cinematográfica asiática não quer deixar o nome do patriarca Yip Man em Paz. Ha alguns meses atrás foi anunciado o lançamento de mais um filme com o patriarca do estilo wing chun como personagem principal, bem parecido com aquele fenômeno dos anos 90 com o nome do herói chinês Wong Fei Hung nas franquias estreladas por Jet Li.

Menos de um ano após o lançamento de The Grandmasters, agora foi lançado ''Ip Man, The final Fight''. O blog do Dido assistiu a versão com legendas em inglês e hoje, falaremos um pouco sobre o filme...


O filme, se compararmos com os anteriores já lançados ( O Grande mestre 1 e 2, The legend is born, Yip Man e The grandmasters) é o que de todos, mais se aproxima de uma biografia. A narrativa começa sob a perspectiva de um dos filhos de Yip man e conta de sua chegada em Hong Kong , passando pela fundação da Ving Tsun Athletic Association, até seu falecimento.


Claro que num filme como esse, as cenas de ação  não podem faltar e The final Fight tem algumas sequências bastante legais, do ponto de vista do entretenimento. È bem um ''filme de kung fu'' no mais amplo sentido desse nome, onde cada golpe desferido vem com um kiai curto e rápido...como nos filmes old school, das lendárias terças á noite da antiga ''sessão kickboxer'' que passava na rede bandeirantes...


Estrelado por Anthony Wong, o filme aborda uma fase mais ''tardia'' de um idoso Yip Man.A película começa com uma cena bastante interessante; O filho de Yip Man, Ip chun passando uma peça de roupa enquanto assiste uma demonstração do Bruce Lee na tv,enquanto Yip Man está cuidando de um pequeno jardim, logo a narrativa segue; '' Ip man era meu pai.A julgar pela sua aparência, poucos poderiam dizer que era um especialista em artes marciais e mestre de um renomado astro de ação.'' No final do filme, Bruce Lee aparece mais uma vez e embora o tenham colocado bem caricato, com trejeitos mais efusivos que o de costume (bem, é dificil mesmo alguém fazer o papel de Bruce Lee no cinema sem cair no pastiche da imitação barata,com exceção de Jason Scott Lee em ''Dragão a história de Bruce Lee'',que o interpretou muitíssimo bem).

O filme aborda a relação de Yip Man com alguns de seus alunos, como Leung Sheung, seu primeiro aluno em Hong Kong e sua inicial relutância em ensinar wing chun.
Muita gente criticou as cenas de ação dessa película, mas independente de ter sido ou não melhor que o Donnie Yen nos dois primeiros filmes, ou tão vigoroso quanto as cenas de luta de Tony Leung, a atuação de Anthony Wong é bem bacana sim e como dito, remete aos filmes old school de kung fu que estamos acostumados a ver.Uma das lutas que denota bem isso é a de Yip Man contra o mestre de Pak Hok.


Mas diferentemente de outros filmes, The final Fight trata de expor as dificuldades de uma Hong Kong em meio á uma guerra e personagens passando por situações extremas, como a venda de filhos mais novos para sustentação da família, algo que pro ocidental médio é absurdo mas que na china antiga e até meados do século passado ainda acontecia. O Yip Man apresentado em The final Fight não passa alheio á essas dificuldades e a solidão.A certa altura, o personagem Yip se pergunta; ''Pra quê serve o kung fu se nem consigo ajudar á um amigo em necessidades???''.
Existe também uma tentativa de ''humanizar'' mais o personagem Yip Man, talvez numa forma de deixá-lo menos parecido com um cara super imbatível,quase um neo de Matrix, para mostrar uma pessoa mais real, mostrando-o em cenas do cotidiano comum, indo ao dentista, almoçando, ou mesmo flertando, tudo ao modo chinês,claro...o que é algo bem interessante de se ver.



Como as cenas de luta precisam de uma justificável no roteiro, seria meio impossível não se colocar as famosas ''gangues'' de Hong Kong. Mas talvez o grande atrativo do filme nem seja esse,mas sejam as lições de Wu De que estão inseridas meio que de forma subliminar.Quando um dos alunos durante uma conversa vai ofertar chá, e ele polidamente com um gesto acena para não o fazer - o que poderia ser interpretado quase como um Pai Si e talvez por essa razão, ele gentilmente recusasse - e ainda sim continua a conversa, ou em uma das falas mais bacanas, diz respeito a relutância em Mestre Yip Man abrir uma escola comercial frente á insistência de um de seus alunos ;
 ''Não se pode comprar kung fu como se compra ostras no mercado.''

Também é impossível não falar da participação de Yip Chun,que desta vez aparece como um simples comerciante que empresta o telefone ao Mestre Yip Man.



Bem, o filme como dito, é o que de todos se aproxima mais de uma biografia e é muito interessante de se ver, muito embora, claro, esteja ainda sim, longe de ser um retrato fidedigno da vida do patriarca do Wing Chun moderno. Mas o The final Fight diverte quem é realmente fã de filmes de kung fu.







Em breve, mais uma super postagem!







3 comentários:

  1. Concordo integralmente com a sua percepção do filme..achi realmente muito bom !!

    ResponderExcluir
  2. Legal! Depois dessa crítica, fiquei com vontade de ver!

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filme e gostei. Acho que como os outros filmes promoveram bem o wing chun diante da figura do patriarca Yip Man.

    ResponderExcluir